Avaliar

Qual seu nivel de satisfação com essa página?

17/02/2023 18:12 285 VISUALIZAÇÕES

O que passa pela casa

Duas turmas de estudantes do 9º ano da escola municipal de ensino fundamental Mundico Ribeiro visitaram na manhã desta sexta-feira (17), a sede da Câmara do município de Itarema, estudantes e professores foram recebidos pelo Ouvidor Geral da Casa, Manoel Rosa Filho, a visita faz parte de uma programação da unidade escolar para as comemorações ao dia 5 de fevereiro, dia da emancipação política do município de Itarema. Durante a visita, os estudantes conheceram a estrutura física e administrativa da Casa, além de manter contato direto com os assessores parlamentares e servidores públicos da instituição.

Após a visita, o Ouvidor apresentou de forma didática o funcionamento do Poder Legislativo destacando desde a eleição dos vereadores, a estrutura administrativa, as funções legislativas, a importante da participação popular nas decisões políticas do município. Foi abordado ainda a importância dos poderes Executivo e Judiciário, além de destaque ao Ministério Público. A Ouvidoria abriu espaço para participação dos presentes, os visitantes receberam uma reflexão por escrito e ao final foi servido um lanche.

Para o Ouvidor Geral da Câmara, Manoel Rosa Filho, esse momento enriquece as relações institucionais do Poder Legislativo e aproxima a sociedade daqueles que de fato detém o poder de decisão no município, “conhecer o parlamento é o primeiro passo que o cidadão, ainda na adolescência, desperta interesse sobre tudo que acontece ao seu redor. A vida em sociedade depende de decisões políticas e elas podem acontecer de forma mais eficiente, se este elo for preservado, pois além de fortalecer a democracia, é possível promover o empoderamento da sociedade para intervir sobre interesse sociais difusos”, destacou o Ouvidor.

O presidente da Casa, vereador Gabriel Santana Gomes, enalteceu a ação e destacou que está em estudo ainda para este ano, a promoção de um concurso literário “Conhecendo o Parlamente”, que visa aproximar a sociedade da Casa do Povo e incentivar a produção literária dos estudantes das redes públicas municipal e estadual. “Esse tipo de iniciativa engrandece o parlamento e quebra a barreira que ainda existe entre a sociedade e os poderes constituídos, nossa casa estará sempre aberta para receber qualquer pessoa da sociedade e contar com a presença desse público, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade no desempenho de nossas funções legislativas e de representar o povo de Itarema”, finalizou.

#câmaramunicipaldeitarema